Itararé (SP) celebra formatura do 1º Curso Tático do GOC e os 23 anos da Guarda Civil Municipal

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, realizou no último sábado (19) a cerimônia de formatura do 1º Curso Tático de Operadores do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal (GCM). O evento, realizado na Praça Francisco Alves Negrão, também marcou as comemorações pelos 23 anos da corporação e reuniu autoridades civis, militares e convidados de diversas cidades dos estados de São Paulo e Paraná.
A formação, inédita na história do município, foi promovida pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento da GCM de Itararé e contou com 19 dias de treinamentos teóricos e práticos, com foco em atuação tática com cães de patrulha, técnicas de adestramento, patrulhamento urbano e rural, incursões e busca de pessoas desaparecidas.
Durante a solenidade, o prefeito João Fadel Filho destacou a conquista institucional que a formação representa para a cidade. “Este curso colocou Itararé entre as referências nacionais em capacitação na área de segurança. Foram dias de superação e entrega total. Vocês representam um novo nível de preparo e nossa população agradece”, afirmou. O chefe do Executivo também lembrou que foi durante o mandato de seu pai, João Fadel, que a GCM foi criada, reforçando o compromisso da atual gestão com a valorização da corporação.
O secretário municipal de Defesa Social, Luis Celso Almeida, ressaltou que a formação é parte de um conjunto de ações que estão modernizando a segurança em Itararé. “Neste ano, instalamos postes de videomonitoramento com reconhecimento facial e inteligência artificial, adquirimos novos armamentos, promovemos treinamentos e agora encerramos um curso que já se tornou referência. É um investimento direto na proteção da nossa população e na valorização da nossa Guarda”, destacou.
O comandante da GCM, Paulo Perucio, também enalteceu a importância do momento. “Hoje, o nosso Canil entra em uma nova era. Os cães, que já atuavam na detecção de entorpecentes, agora serão treinados também para busca de pessoas e captura de fugitivos, o que representa um enorme avanço para uma cidade turística e comprometida com a segurança pública”, afirmou. Segundo ele, a formação é símbolo de “excelência, preparo e inteligência tática”, fruto de confiança e disciplina.
A cerimônia contou com a apresentação especial da banda da Guarda Civil Municipal de Barueri e homenageou instituições e pessoas que apoiaram a realização do curso, como a GCM de Paranavaí (PR), GCM de Lençóis Paulista, GCM de Guarulhos, Guarda Metropolitana de São Paulo, a escola Esther Carpinelli Ribas — responsável pela implantação da primeira escola cívico-militar da região — e empresários locais.
Ao final da cerimônia, foram anunciados os nove formandos classificados:
1º lugar – GCM Max (Itararé)
2º lugar – GCM Sidnei (Paranavaí)
3º lugar – GCM Pedroso (Itararé)
4º lugar – GCM Julian (Itararé)
5º lugar – GCM Prestes (Itararé)
6º lugar – GCM Apolinário (Itararé)
7º lugar – GCM Barbosa (Lençóis Paulista)
8º lugar – GCM Castro (Itararé)
9º lugar – GCM Melo (Lençóis Paulista)
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Itararé com o avanço da segurança pública por meio da qualificação técnica, da valorização dos profissionais e da integração entre forças. A formatura do GOC é um marco histórico para a cidade e consolida o papel da GCM como referência regional em formação tática e atuação especializada.